segunda-feira, 19 de julho de 2010

Debut: O processo até a virar uma estrela


Então galera aqui estou eu AGAIN, para falar do maravilhoso mundo do K-POP! Nessa semana tivemos o lançamento da nova cantora solo da CUBE, a refrescante G.NA(Gina Choi), fazia um tempinho desde que um solista era lançado. Com sua música de trabalho, "I’ll Back Off So You Can Live", uma baladinha romantica mas com uma pegada mais forte, lembrando singles de cantoras mais experiente. Ela chegou botando banca e já conquistando fãs nessa sua 1ª rodada de apresentações. Então graças a G.NA, eu decidi fazer um post sobre debut, ou a estreia no mercado musical XD

Então vamos nessa...

Como eu já falei antes para se chegar ao topo do mercado musical asiatico você precisa de algumas ferramentas como um conceito legal, uma musica foda, presença, um rapper XD

Mas nada disso adianta sem uma base e como as grandes empresas musicais não gostam de arriscar porque como todos sabem tempo é dinheiro e a no mercado musical apostar em alguém sem o talento devido é perda na certa.

Muitos dos cantores se associam a empresas em idades muito novas, entre 12 e 16 anos, eles passam por treinamentos puxados que o treinarão em todas as aréas do entretenimento. Aulas de canto, dança, atuação, rap. Essa fase é conhecida como "trainee", e é onde o jovem artista é lapidado e a empresa que o contratou começa a ver qual a área em que ele atua melhor. Ele é um bom dançarino? Um rapper? Um solista? Um lider?

É nessa fase também em que os contratos são firmados, geralmente aqui na américa, os contratos para novatos são de um um ou dois anos, para lancar um número X de cds durante esse tempo. Já na asia os contratos são de dez anos, quinze.

Ao meu ver absurdo, até porque muitos desses contratos geram brigas no futuro, principalmente quando se quer mudar de companhia. A quebra desses contratos geram multas MILHONÁRIAS. Temos até um caso recente em que os integrandes do Tohoshinki ou DBSK querem um quebra de contrato com sua antiga empresa SM entertaniment reclamando do repasse monetário e condições de trabalho precárias, já a SM pede uma indenização pela quebra do contrato no valor de 2.2 bilhões de won(OUCH).

Voltando ao assunto principal...

Depois de anos como trainees, o cantor é posto em um grupo ou lançado solo ou até mesmo nunca é lançado. Quando se está prestes a ser lançado no mercado, o termo usado é "Debut".

As empresas criam um circo, literalmente em torno do cantor novato, algumas apostam em reality shows mostrando seu caminho até a primeira apresentação, ou lança fotos do conceito, teaser das músicas, divulgam fotos  do novato com nomes de peso, vou pegar a propria G.NA como exemplo.

Gina Choi, nome original da cantora, fez parte de um grupo de garotas em que ela era a lider, o Five Girls, que depois de debut(olha ai o termo) não satisfatório foi desolvido. Muitas das companheiras da G.NA entraram em outros grupos, como a UEE que foi para o After School. Entre todas Gina foi a unica escolhida para ser solista.

No caso dela as "armas" usadas para seu lançamento foram: A fama prévia que ela já tinha, o lançamento de pequenos teaser e fotos de seu conceito pela internet e o crucial que foi a gravação de um dueto com o cantor Rain(que por favor dispensa apresentações). A musica mesmo sem um MV(music video) conseguiu atingir otimas colocações nas paradas coreanas.

Depois disso eu mini album foi lançado, usando a musica "I’ll Back Off So You Can Live" como carro chefe, o video da música contou com participações de peso de Doo Joon e Jun Hyung integrantes do BEAST(e seus parceiros de gravadora).

Depois do lançamento vem a rodada de apresentações nos três programas musicas de peso na coreia, os Debut Stages, que são cruciais para o lançamento do artista já que ao vivo ele tem de mostras suas habilidades(e nada de playback, na Coréia o lance é serio), grupo comos Girl's Day já aprasentam sinais de fracasso devido a sua estreia que foi insatisfatória. Então os programas são Music Core, Music Bank e Inkigayo cada um em dias seguidos quinta,sexta e sábado. E caso tudo corra bem, o cantor continua indo nos programas, porque a participação depende dos rakings musicais da semana). É mais ou menos isso XD.

Então caso você queria ser um cantor na Coréia tem de ser começar cedo XD Caso contrário desista hehehehe, that's all folks... Vou deixar ai o link para uma das apresentações da G.NA, porque ao vivo eu achei melhor do que no video.

The Wild Fire is burning in my heart, love you my KK, the King of my Life, Heart and Soul ^^

Um comentário:

  1. Puxa vida, como a cultura asiática é diferente, pra não dizer estranha. Valeu pelo post Mário, um dia te pago uma passagem pra Koreia!

    ResponderExcluir